Estimulação Multissensorial

de Snoezelen

"Desperte os seus sentidos para não perder tudo de belo e formoso que o rodeia. Apague o cinza da sua vida e acenda as cores que carrega dentro de si"

 

Pablo Picasso

O QUE É?

Espaço Multissensorial que se destina à terapia de Pessoas, com défices cognitivos, comportamentais ou físico-funcionais. Através da estimulação sensorial podemos limitar o estado de desconforto físico e de dor, aliviar a tensão emocional e a agressividade. Tornar a pessoa participante na descoberta de um mundo de luzes, sons, cheiros, sentimentos, emoções … adequado a todas as idades.

 

O Snoezelen provém do Holandês Snuffeln - cheirar e Doezelen - Acalmar, relaxar e foi criado enquanto filosofia de intervenção terapêutica. Surgiu na Holanda nos anos 70, como uma fonte de exploração e relaxamento numa combinação única de música, efeitos luminosos, vibrações suaves, sensações tácteis e aromaterapia.

OBJETIVO

O principal objetivo do Snoezellen, é acompanhar a pessoa na aceitação da sua nova condição, na manutenção das suas capacidades e na reabilitação, criando um contexto de calma e tranquilidade, motivador e desafiador, onde não há exigências nem expectativas.

Estimular e Relaxar através do “Snoezelen”

O ambiente multissensorial estimula os sentidos como o tacto, a visão, a audição e o olfacto, recorrendo às capacidades sensoriais dos indivíduos, contribuindo assim para o seu conforto.

A sala Multissensorial é um local único de paz, onde há o despertar dos sentidos e dos seus sentimentos…. Porque cada pessoa é única, com as suas capacidades e potencialidades que devem ser reforçadas, para aumentar e permitir uma vida com mais qualidade. (CF. Montobbio & Lepri, 2000)

 

2018 © CASA S. PEDRO. Todos os direitos reservados.